BIOGRAFIA

Nasci em Montevidéu no Uruguay, em um agosto frio de 1960. Em 1970, minha família veio para o Brasil e fomos para Santos, em São Paulo.

Em 1973 iniciei meus estudos de violão com o Professor Antonio Manzione, nos cursos de aulas coletivas da Prefeitura de Santos.Através de meu querido amigo Silvio Pacheco, em 1976 passei a estudar com Henrique Pinto , em São Paulo, no Conservatório Brooklyn Paulista. Nessa época tive a sorte de conviver com Paulo Porto Alegre, Everton Gloeden, Jácomo Bartoloni, Clemer Andreotti e Marcelo Camargo, violonistas de ponta da turma do Henrique. Edelton Gloeden estava alguns degraus acima. Esse aprendizado com Henrique durou dois intensos anos,com essa turma participei dos famosos Seminários Palestrina, em Porto Alegre(RS), nos quais estudei com Miguel Girollet e conheci Alvaro Pierre e Abel Carlevaro, entre outros fantásticos violonistas. No início de 78 fui ao Uruguay, onde tive algumas aulas com Carlevaro, graças a meu amigo Mario Payssé, que dividiu suas aulas comigo. Nesse ano fui morar em Belo Horizonte(MG), onde convivi com Paula Vargas e toda uma nova geração de violonistas, cria do especial José Lucena, além de todo um mundo mineiro de músicos e amigos que transitavam pela Fundação das Artes, de Berenice Menegalle.

Em Porto Alegre nos anos de 79 e 80, estive tocando, dando aulas e vivendo.

Graças a meu amigo Fábio Shiro Monteiro, fui em 81 lecionar na UDESC-Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina- em Florianópolis, lugar maravilhoso onde vivi até 82. Terra inesquecível, com amigos e farras idem.

Em 1983, vim para o Rio de Janeiro. Léo Soares me ofereceu uma bolsa na Pró Arte, para estudar com ele e Marcos Farina me deu guarida para poder começar minha vida na Cidade Maravilhosa.

Aqui estou desde então, feliz e agradecida pelas oportunidades que esta cidade me dá, entre tantas, o deslumbramento de conviver com meus ídolos: Turibio, Sérgio Abreu, Sérgio e Odair Assad...

Fiz o Bacharelado em Violão com Turibio Santos, na UNIRIO, fiz meu Mestrado na UFRJ, também com Turibio. Toquei e toco por aí, por onde chamarem, Graças a Deus!

Toquei com músicos maravilhosos como: Nícolas de Souza Barros, Bartholomeu Wiese, Eládio Perez Gonzalez, Marcos Farina, José Maria Braga, Fernando Brandão, Vera de Andrade, Nicanor Teixeira, Fred Schneiter, Luis Carlos Barbieri, Paulão 7 Cordas, Luciana Requião, todos os queridos e ótimos violonistas das Orquestras de Violão de Turibio, fora os deliciosos encontros com tantos amigos músicos pelas esquinas afora...

Desde 1990, leciono violão na UNIRIO. Esta Instituição me trouxe e trás, além de um sustento fixo, alunos queridos e excelentes, companheiros de trabalho da mais alta qualidade e um apoio em horas difíceis que só pode ser comparado ao apoio de uma família.

Tive o privilégio de estrear e gravar obras de compositores brasileiros como: Nicanor Teixeira, Ricardo Tacuchian, Dawid Korenchendler, Antonio Guerreiro, Marisa Resende, Rick Ventura, Arthur Verocai, Marcus Ferrer, Alexandre Farias...

Sou Cavaleira da 1ª ORDEM D@S CAVALEIR@S DEL DUENDE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE RIO JANEIRO.

Em 2007 realizei o sonho de lançar meu 1º disco solo: “ FINA FLOR: MARIA HARO INTERPRETA NICANOR TEIXEIRA”.

página inicial